1- O que é a Acupuntura Chinesa?

R - A Acupuntura nasceu na China e não foi associada Medicina convencional ou ocidental. Usando o conhecimento da medicina chinesa e os meios de diagnóstico da tecnologia, os tratamentos passaram a ser  precisos e eficazes

2- Existem pesquisas a respeito da Acupuntura?

R -  Foram instalados muitos centros de pesquisas de Acupuntura ligados às faculdades de Medicina Chinesa ( da China ) onde são observados em laboratório dos mecanismos da Acupuntura, bem como é feita a avaliação do melhor método de terapia, assim como calculada a porcentagem de cura  do tratamento para cada doença.

3 – A Acupuntura Chinesa é diferente das outras? 

R - Sim. Nestas últimas cinco décadas, desenvolve-se  Acupuntura
milenar nesses faculdades chinesas, onde a escolha e associação dos pontos é bem estudada, assim como é estudada a influência da profundidade e seqüência de inserção das agulhas, para obter melhores resultados. Portanto, a verdadeira Acupuntura Chinesa utiliza um número menor de agulhas nos tratamentos (de uma a doze, em geral), e consegue com isso ter
melhores resultados terapêuticos, em relação às outras.

4 - E a Acupuntura no Brasil?

R- Sendo o Brasil um país de imigração, também vieram do Exterior diversas técnicas de Acupuntura: chinesas, japonesas, alemãs, francesas, vietnamitas, etc. Provavelmente, a técnica japonesa é a mais antiga no Brasil, embora a linha chinesa tenha mais divulgação e difusão entre os médicos.

5- Como a Filosofia influencia a Medicina Chinesa? 

R-A Acupuntura surgiu há mais ou menos 20 mil anos ( veja “História”), e a Filosofia há cerca de 2.500 anos. Esta última foi utilizada, com a linguagem médica da época, para explicar o fenômeno das doenças, sua evolução e tratamento, baseados no conhecimento médico primitivo.
Atualmente, essa ligação ainda persiste, tais como: "A palpação do pulso da paciente pode determinar o sexo da criança intra-uterina" ou "O exame da cor da mão pode prever infarto do coração".

6- A pulsologia é um método confiável? 

R- A pulsologia, ou seja, o exame do pulso da paciente, era
antigamente uma técnica importante de diagnóstico: palpando-se a
artéria radial do pulso seria possível diagnosticar qualquer sintomas
Porém após pesquisas científicas na China, demonstrou-se
que a confiabilidade do diagnóstico através dessa técnica estava em
torno de 95%, percentual é alto e valorizado.
Atualmente, é utilizada para avaliar o desequilíbrio geral do
paciente, substituindo todos os exames da medicina ocidental ( exame de sangue, endoscopia, Raios X, eletrocardiograma ... )

7- É comum o médico afirmar que o paciente que sofre de doença do
fígado ou da coluna sofre de "doença dos rins", etc.? 

R- Como foi explicado anteriormente, muitos conceitos de doenças em
Acupuntura são de origem filosófica, baseados na concepção da Medicina chinesa. Infelizmente os conceitos são confundidos ou mal-interpretados, na maioria das vezes; conseqüentemente, os pacientes acreditam estar sofrendo de uma certa doença, quando na verdade trata-se de um conceito filosófico da Medicina Chinesa, que não corresponde ao conceito da Medicina Ocidental. Por exemplo fígado ( nome atual )é totalmente diferente que meridiano de fígado ( nome de acupuntura ), ele faz parte da digestão é parte do meridiano do baço Assim, se o médico ocidental disser ao paciente que ele possui uma doença de fígado (que, segundo a Medicina chinesa, corresponde à doença meridiano de Baço), o paciente acabará por confundir-se com o seu verdadeiro diagnóstico.

8- Quem pode praticar a Acupuntura? 

R - Nos hospitais da China, em geral, a Acupuntura é exercida por acupunturistas formados em medicina chinesa ( não é medico de medicina ocidental ) Acupuntura é fácil para aprender porem muito difícil de se chegar ao nível alto, por isso existe muito medicos de aplicadores de agulhas ( veja pág. “aplicadores de agulhas”) seu efeito se divide em imediato ( elimina a dor ) e prolongado (desinflama, equilíbrio...) este efeito imediato pode Ter o “fenômeno de cobrir” as doenças em desenvolvimento por isso para atuar com acupuntura tem que ser acupunturista formado 
 

9- A Acupuntura pode curar TUDO? 

R- È importante ressaltar que a Acupuntura é uma terapia de ampla
atuação. No entanto, ela também tem suas limitações, podendo
melhorar ou curar inúmeras doenças por si só, mas dependendo da
doença em questão, ela deverá ser complementada por outras
terapias.

10- O paciente tratado com Acupuntura não pode tomar remédio (s)? 

R- Tudo depende da situação e da causa da doença. Em caso de dor aguda, o medicamento
analgésico pode ser usado como complemento; em outros casos, certos medicamentos
antídepressivos podem diminui os efeitos da Acupuntura, porque abaixa a sensação do sistema nervoso contra o tratamento

11- O paciente tratado com Acupuntura não pode se tratar com
homeopatia?

R- A homeopatia é uma ótima terapia porque não tem efeitos
colaterais, mas a Acupuntura pode ser feita independentemente de qualquer outra terapia convencional, porque só temos uma imunidade acupuntura já recupera 100%, e não tendo necessidade de ser associada com outro tratamento mas aplicadores  de agulhas não tem capacidade de curar precisando recorrer a outros tipos de tratamentos

12- Como é feito o diagnóstico? 

R- Na Medicina Chinesa , o procedimento do diagnóstico é como numa consulta médica , acrescido de perguntas
voltadas para a Medicina Chinesa. Da consulta constam inspeção interrogatório, audição – olfação e palpação (exame dos pulsos) e exames complementares tais como exames laboratoriais, radiografias, etc.

13- Qual é o procedimento no tratamento? 

R- Baseando-se no diagnóstico, realiza-se o tratamento. Normalmente, escolhemos de um a
doze pontos, de dois a quatro meridianos .De acordo com os princípios da Medicina Chinesa,
as aplicações proporcionam o equilíbrio harmônico do organismo, concentração de circulação e melhor função dos meridianos e  órgãos correspondentes. Segundo as explicações da Medicina Chinesa atual, o estímulo feito pelas agulhas nos locais em que existam terminais nervosos gera impulsos elétricos que ativam a liberação de substâncias neurotransmissoras do Sistema Nervoso Central, ajustando as funções físicas e psíquicas. 

14- Qual a freqüência e de quanto tempo é a duração do tratamento? 

R-A freqüência é de uma a duas sessões semanais, em geral , num total de cinco a quinze aplicações. Em casos mais agudos, pode-se fazer três vezes por semana, na fase inicial do tratamento, após esse período as aplicações podem, então, espaçar-se . Portanto, a freqüência e a duração do tratamento dependerão do tipo de patologia e tempo de instalação da doença, da reação do paciente à Acupuntura e, principalmente, da escolha dos pontos feita pelo acupunturista formado, que por sua vez, baseia-se em sua escala de origem.

15- A partir de quando a Acupuntura começa a fazer efeito? 

R-Esta é uma pergunta comum aos pacientes, principalmente aqueles ansiosos, sem paciência, que optaram pela Acupuntura como último recurso e que querem sarar logo. Geralmente, na primeira  aplicação os efeitos já começam a surgir.
Sendo a Acupuntura uma terapia natural, a melhora do paciente depende fundamentalmente
de:
   a.Tipo de patologia por exemplo, a dor muscular é mais rapidamente aliviada. A dor causada pela hérnia de disco da coluna vertebral é mais demorada. 
   b.História da patologia ¾ bronquite com febre é mais difícil de se aliviar do que a bronquite sem febre e sem secreção. 
   c.Reação do paciente ¾ alguns pacientes reagem bem ao tratamento, logo na primeira
     aplicação; esses geralmente sentem sonolência após cada sessão. Em geral, depois de
     duas a cinco sessões, o tratamento surte efeito . 
   d.Colaboração do paciente ¾ aquele que não obedece à freqüência, não se cuida, faz
     esforço ou carrega peso excessivo, não sabe descansar adequadamente, pode atrasar
     a melhora ou cura. 
   e.Metodologia do tratamento ¾ é lógico que quando o acupunturista formado é mais experiente, as
     chances de melhora rápida são maiores, mas já que a melhora depende também da reação do paciente, os pontos usuais podem não funcionar bem. O acupunturista geralmente espera mais ou menos três sessões para avaliar e julgar a necessidade de troca do esquema de tratamento. 
   f.A idade não prejudica o tratamento de Acupuntura, apenas sugere uma modificação nas técnicas. Por exemplo: em crianças pequenas, as agulhas são inseridas e retiradas rapidamente, ou se pode utilizar o raio-laser, eletrônico e ultason  embora este seja de pouca eficácia. Com agulhas, os idosos têm bons resultados, embora necessitem de manutenção. 

16- E as dietas? 

R- Normalmente, recomenda-se consumir e variar todos os tipos de alimentos:
verduras, legumes, carnes brancas e vermelhas, leite, queijo, cereais e frutas. É aconselhável evitar os alimentos gordurosos(são pesados para digestão), muito condimentados, salgados(são pesados para os rins), industrializados(conservantes intoxicam o organismo),Cru (fácil causa de diarréia),gelado (contrai vasos sanguineos e diminui circulação no sistema digestivo) tudo isso vai contribuir para baixar imunidade contra efeito de acupuntura. 
 
 

17– Por que alguns casos recebem "acupuntura de manutenção" em vez de receber
ALTA?

R-Esta é uma pergunta que muitas pessoas nos fazem. Levando-se em consideração a complexidade e evolução das doenças, bem como as causas, múltiplas, é ideal afirmar que
isso deve ser respondido caso a caso. 

     Citaremos alguns exemplos; de maneira generalizada:

        a.Enxaqueca ¾ uma das causas da enxaqueca é a diminuição da substância chamada "serotonina" (neurotransmissor) no cérebro. Quando da estimulação pela Acupuntura, o nível de serotonina pode aumentar; porém  esse aumento é individual; algumas pessoas exibem aumento até a taxa normal, e ele persiste por longo tempo o que possibilita para esses pacientes o recebimento da ALTA. Já outros casos exibem aumento da taxa de serotonina insuficiente para que sua dor desapareça completamente; esses, então, necessitam de "manutenção" para continuar sem dor. 
        b.Dores por artrose na coluna cervical e lombar — existem muitas causas  que provocam dores na coluna vertebral, cada caso requer uma abordagem específica. Citaremos uma das causas mais comuns, que está relacionada com artrose na coluna vertebral: em geral, em um processo de artróse ocorre inflamação da cartilagem, esclerose subcontral, endurecimento do ligamento que envolve a articulação e enfraquecimento muscular. Quando a dor e a inflamação forem aliviadas pela Acupuntura, naturalmente o  paciente vai aumentar as suas atividades e esforços, o que muitas vezes ultrapassa o limite fisicamente permitido, e a dor volta a aparecer, o que  requer a Acupuntura de manutenção. Através de exercícios musculares orientados somados a cuidados físicos, tais como evitar pegar peso, não fazer esforços, etc. esses pacientesr poderão não sentir mais dor, e serão considerados como curados. 
        c.Dor — alguns pacientes que apresentam dor não podem tomar analgésicos, pois provocam a retenção de líquido, gastrite ou úlcera, ou ainda, são alérgicos à medicação. Para esses, sim, a manutenção é obrigatória. 
        d.Insuficiência de neurotransmissores —em alguns pacientes o aumento de  neurotransmissores não é suficiente para que o sistema de supressão da dor funcione plenamente, o que ocasiona dores leves e intermitentes, para os quais recomenda-se a manutenção. 

     Assim existem diversas causas e motivos que precisam de manutenção de Acupuntura. Aliás, os tratamentos e manutenções são muitos comuns na
     medicina. Citamos diabetes, bronquite, pressão alta, doenças de coração,
     terapia psicológica, até com exemplos típicos. Porém, a Acupuntura possui vantagens de não ter efeitos colaterais, mesmo com tratamento a longo prazo.

18- A Acupuntura provoca dependência física?

R - O paciente precisa compreender que a continuidade do tratamento pela Acupuntura uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias atende à necessidade da doença para manter os níveis ótimos de neurotransmissão no cérebro. Assim, o paciente pode se sentir melhor física e psicologicamente. Isso não é dependência física, é como nossa comida, uma necessidade fisiológica. Portanto, o tratamento de manutenção não significa dependência física.

19- Que diferença há em se fazer Acupuntura em dias alternados ou em dias seguidos? 

R- Cada sessão de Acupuntura deve ser feita com intervalo de 1 a 3 dias; em dias alternados é o ideal; em casos de emergência ou dificuldade de horários, pode-se fazer em dias seguidos: os resultados são sentidos após 2 ou 3 sessões. 

20- O que é Acupuntura? 

R- Existem, espalhados pelo corpo, cerca de 4000 "pontos", nos quais se concentram terminais nervosos. A Acupuntura pode utilizar vários meios para estimular esses pontos (de um até doze por sessão) para conseguir a
melhora ou cura dessas doenças.(veja pág. O que é Acupuntura).

21- Quais são esses meios de estímulo? 
R- Em nossa clínica de Acupuntura Linzu utilizamos agulhas importadas da China, que vêm em embalagens individuais e pré-esterilizadas. Essas agulhas, finíssimas como fio de cabelo, são feitas de aço inoxidável, inquebrável: sua ponta é arredondada (pôr isso não machuca), o que a impede de armazenar sangue, caso haja sangramento. O cabo dasagulhas é enrolado em fios de cobre banhados em prata.

Mas existem outros meios de estímulo nos pontos:

          Eletroacupuntura 
          Raio laser 
          Ventosa (copo com sucção negativa) 
          Moxabustão 
          Ultra-Som
          Infra-Vermelho
          Do in
          Chi kon
Esses meios de estímulo podem ser utilizados isoladamente ou associados ao uso das agulhas.

22- O paciente sente DOR ao ser feita a aplicação com as agulhas?

R- Como já foi dito, as agulhas são muito finas e sua ponta arredondada , pôr isso não machucam a pele como as agulhas de injeção, cuja a ponta é mais grossa e cortante. Além disso, os locais dos pontos onde estão os terminais nervosos são pouco mais sensíveis que os demais; portanto, ao serem aplicadas as agulhas, pode-se sentir dor muito leve ou nem senti-la; ou ainda Ter a leve sensação de peso, ou, choque leve. 

     *Eletroacupuntura e ventosa: para as pessoas que têm muito medo das agulhas, é um tipo de  estímulo cutâneo, em que o paciente não sente a dor do tipo "agulhada", podendo ser substituída a
  técnica de Acupuntura clássica.

      *Raio laser: a aplicação é indolor, mas a penetração do laser é muito superficial (5mm), e o estímulo é fraco, e que compromete a sua eficácia. O laser é normalmente utilizado em crianças ou pacientes com têm muito medo das agulhas .

      *Ultra som: O estimulo é mais profundo que o Raio laser(4cm),seu efeito é melhor que Raio laser.
. Em nossa clínica de Acupuntura Linzu , temos também o raio laser e ultra som a disposição do paciente.

23- Que cuidados devem ser tomados antes de fazer acupuntura?
R- Alguns devem ser tomados, tais como:

O paciente , idealmente, não deve estar com fome, com barriga muito Cheia(meia hora depois das refeições já podendo ser feito Acupuntura) antes das sessões. Estes fatores, porém, não são proibitivos do  tratamento.
Evitar o uso de bebidas alcoólicas antes do tratamento.
Evitar exercícios físicos antes do tratamento.
Mulheres na época da menstruação, podem fazer o tratamento
normalmente.
          Pacientes que estão com gripe ou resfriado, a Acupuntura ajuda a sarar  mais rapidamente. 
 
 

24- Existem cuidados a serem tomados DURANTE o tratamento?

R- Sim, existem cuidados necessários, como:

     A-Procurar não pensar em nada, durante a aplicação. 

     B-Repousar, física e mentalmente, deixando o corpo bem relaxado. 

     C-Não usar roupas apertadas ,ou qualquer outra peça que o (a) aperte. 

     D-Evitar ler, durante aplicação. 

OBS.: Durante a sessão, pode-se sentir alguma coceira ou sensação de "peso" ou sensação de energia no corpo o que é normal. 

25- Que tipos de reações e cuidados DEPOIS da sessão de Acupuntura?
  A-) Nenhuma atividade é proibida depois do tratamento.

b) No inicio do tratamento o paciente pode sentir certa sonolência( o que aliás, é bom e indicativo de que para essas pessoas o tratamento terá resultados rápidos), que costuma passar depois de 72 horas.
c) Podem ocorrer aumento diurese tanto na freqüência quanto na qualidade depois da aplicação, o que também é normal (indicação que a retenção de líquidos já está diminuindo).

d) Alguns pacientes com queixa de dor podem ter, depois do tratamento, sensação de peso ou desconforto leves, ou sentir mais  dor no dia seguinte que costuma desaparecer dentro de 24 horas(porque foi concentrada a circulação no local ficando mais sensível ,não é que aumentou a dor) local da aplicação pode apresentar manchas avermelhadas(alergia de álcool) , que duram pôr alguns minutos, depois da
aplicação. 

f)Pode-se também apresentar coceira no local da aplicação, depois da mesma.

26- A Acupuntura tem ação no relaxamento muscular?

R- Quando os efeitos analgésicos, antiinflamatórios e de relaxamento mental da acupuntura agem em conjunto, automaticamente os músculos contraídos relaxam, à medida que a dor diminui, quebrando assim o círculo vicioso e fazendo com que o paciente se sinta mais confortável.
 

27 - A Acupuntura tem efeito em doenças gastrointestinais? 

R- Podemos afirmar que: 

        a.Segundo muitas pesquisas recentes, a Acupuntura pode regular, ou melhor, restabelecer o equilíbrio homeostático através do Sistema Nervoso Autônomo. 
        b.A Acupuntura reduz a secreção de ácido gástrico. Em animais de laboratório demonstrou-se que a Acupuntura previne a formação de úlceras e acelera a sua cicatrização. Certamente em humanos os resultados são os mesmos. 
        c.A Acupuntura também possui efeito analgésico e antiinflamatório, como dito antes, além de acalmar a mente, que é uma das causas mais importantes da gastrite e úlcera na sociedade moderna. Portanto, no tratamento de colite, gastrite, úlcera, diarréia, obstipação, etc., todos os mecanismos agem em conjunto. 

28 - Pode-se emagrecer através da Acupuntura? 

R- Esta é uma das perguntas mais populares. A Acupuntura usa pontos do corpo para
acalmar a mente e para a inibição das disfunções gastrointestinais, além de pontos de orelha
para inibir a fome. 

     Seus efeitos consistem em:

                  a.Acalmar a mente, para reduzir a ansiedade e o apetite
                    compulsivo. 
                  b.Aumentar a diurese, eliminando a retenção de água. 
                  c.Provoca sensação de saciedade, fazendo com que a
                    pessoa coma pouco e não sinta fome. 
                  d.Complementando o tratamento, a "reeducação



                 alimentar", ou melhor, orientar a paciente a adotar uma
                    dieta saudável. 

Ao contrário da inibição da fome através de remédios de fórmulas, a Acupuntura inibe a fome
naturalmente, não possui efeitos colaterais e mesmo após o tratamento não gera o efeito
"sanfona". 

Geralmente, são feitas duas sessões semanais, no início, passando para uma sessão
semanal, tendo o objetivo de emagrecer de 3 a 5 kg, por mês, desde que perder mais de 5 kg por mês é prejudicial à saúde. Tivemos alguns pacientes com mais de 100 kg que, em meio ano perdeu cerca de 30 kg.

29 - E os vícios de fumo, drogas ou bebidas alcoólicas? 

R- Os métodos e mecanismos de tratamento são semelhantes àqueles do tratamento para emagrecimento. É claro que aqueles que são mais dependentes ou mais crônicos receberão tratamento mais prolongado. Mas contamos também com a persistência e esforço do paciente, que são fatores importantes do sucesso terapêutico.
 

30- Por que sinto um bem-estar após a sessão de Acupuntura? A Acupuntura tem algum efeito na ansiedade? 

R- Certamente, através da liberação de substâncias específicas no sistema nervoso central, a Acupuntura tem efeitos sedativo e ansiolítico (que elimina a ansiedade). A encefalina não modula apenas a dor, mas ela também age
em outras partes do encéfalo, como o sistema límbico (área do encéfalo que controla as nossas emoções), gerando um bem-estar ao indivíduo.

31- A Acupuntura pode atuar na depressão? Como isso ocorre?

R- Evidentemente, o estímulo que a Acupuntura produz em nosso sistema nervoso central não se restringe à produção de encefalinas, vários neurotransmissores (substâncias que permitem a transmissão de informações ao cérebro) são liberados. Um neurotransmissor em especial é a serotonina. A serotonina é uma amina que é
produzida e armazenada em várias partes do nosso corpo e tem funções diversas. No encéfalo, a serotonina tem um papel importante na modulação da dor (dificulta um estímulo a desencadear a dor) e a falta de serotonina é um dos mecanismos de depressão.

A maioria dos medicamentos antidepressivos que existe no mercado, trata a depressão aumentando o nível de serotonina no encéfalo. A Acupuntura também aumenta a concentração da serotonina no sistema nervoso central, dessa forma, ela pode ser terapia adjuvante eficaz no tratamento da depressão. 
 
 

32- Como funciona o efeito analgésico pela Acupuntura? 

R- Podemos explicar esse efeito das seguintes maneiras:

a) Atua no aumento da ação do Sistema Supressor de Dor: em alguma parte do encéfalo e do hipotálamo existem complexos nervosos, os quais regulam as sensações de dor (SSD).
Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos ("pontos") é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico em nível cerebral.

b)- Liberação dos neurotransmissores "encefalina" e "dinorfina", que bloqueia a transmissão de dor para o cérebro .

c)- Liberação de endorfina, no local inflamado, pelo linfócito que atua como analgésico local. 

Assim, dependendo da técnica utilizada podem-se estimular as três vias de maneira isolada ou em conjunto, o que explicaria o efeito variado pelas diferentes técnicas de Acupuntura.
Por isso, é importante a escolha da técnica adequada pelo médico acupuntor.

33- Como é produzido o efeito antiinflamatório?

R- Através da estimulação da Acupuntura, há liberação de endorfina no hipotálamo, que, por sua vez, libera cortisol (que é uma cortisona natural) da glândula supra-renal, o qual possui efeito antinflamatório .

A cortisona medicamentosa é um potente antiinflamatório, que em dose elevada tem efeitos colaterais indesejáveis. Quando a produção da cortisona natural é estimulada pelo acuponto, sua liberação pela glândula supra-renal nunca atinge nível tóxico.

A ação da Acupuntura no local da dor vai aumentar a vasodilatação, que remove substâncias tóxicas. Também através da Acupuntura há um aumento da liberação de "interleucina-2", dos linfócitos, aumento de células brancas que desempenham papel antiinflamatório, entre outros.

Concluímos que, teoricamente, todas as doenças que originaram a dor e a inflamação,
principalmente nas áreas da neurologia, ortopedia e reumatologia têm sua indicação para o tratamento com Acupuntura.

34- Qual o mecanismo de ação da Acupuntura no relaxamento mental?

R-A Acupuntura produz relaxamento mental através da estimulação do Sistema Límbico, responsável pelo controle das emoções. Em pessoas nervosas e deprimidas, a quantidade de cortisol está diminuída; através da Acupuntura, o aumento de cortisol associado à estimulação do Sistema Límbico pode tratar distúrbios psíquicos, tais como ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, etc.; além de manifestações físicas, tais como palpitação, distensão abdominal, gastrite etc.

35- Como a Acupuntura age nas doenças endocrinológicas?

R- A Acupuntura provavelmente tem ação na regularização do sistema hormonal; doenças ginecológicas melhoram bem com a Acupuntura, desaparecendo sintomas tais como cólicas menstruais, regularização do ciclo
menstrual e também a síndrome da menopausa.

36 - E nas doenças respiratórias?

A Acupuntura pode agir de várias formas:

a- Através do sistema nervoso, a Acupuntura pode estimular o efeito broncodilatador
imediatamente.

b- Através do aumento da cortisona, diminui-se a secreção e inflamação dos brônquios.

c- Através do aumento da endorfina, que pode aumentar a quantidade da substância CAMP, que tem efeito broncodilatador e muitas vezes está diminuída nos pacientes com bronquite.

d- Acalma a ansiedade, que é um fator que contribui para diminuir a falta de ar. 

A Acupuntura tem melhor efeito na Asma e na Bronquite, as quais muitas vezes são curadas, enquanto no enfisema necessitaria de manutenção.

37 - A Acupuntura funciona para "rugas de expressão" dermatites faciais e espinhas
no rosto?

R- As rugas de expressão são grandemente beneficiadas pela Acupuntura. Provavelmente as agulhas estimulam a regeneração das fibras elásticas, tornando a pele lisa, sedosa e a expressão facial mais bonita. A Acupuntura também melhora dermatites e espinhas no rosto, certamente devido à melhora do metabolismo das células do tecido conjuntivo e da vasodilatação local. Acredita-se que a normalização hormonal também contribua para esses resultados. (Veja pág. Rejuvenescimento )

38- O que é o Sistema Límbico?

R-O Sistema Límbico fica em uma região central do cérebro que inclui giro do cíngulo, hipocampo, giro hipocampal, corpo amigdalóide, núcleo anteriores do tálamo.

39- Qual a função do Sistema Límbico? 

R-O Sistema Límbico tem as funções de:

a)- Regular o Sistema Nervoso Autônomo (que, por sua vez, regula as funções do coração, pulmão tubo digestivo, vasos sanguíneos, etc.).

b)- Sensação de fome, sede, sexo e desejo dos mesmos.

c)- Ligado a mecanismos de memória, aprendizagem e regulação do siste
 

11
1111
1
 
 
 
 
 
 
 

1
1
 
 
 
 
 
 
 

1
 
 
 
 
 
 
 
 

1

     


     


     


     


     


     


     
     


     


     



     
     
     
     
     
     
     


 


 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 



 
 
 
 



 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


 
 
 


 
 


 
 


 
 


a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
aa
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
aA